terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mostra CCBB Brasil: Tela Para Todos exibirá um filme nacional por mês até setembro de 2012


Cena do filme: "Antes Que o Mundo Acabe", de Ana Luiza Azevedo, que abre a mostra

Para valorizar e fomentar a discussão sobre o alcance do cinema nacional em seu próprio território, o Centro Cultural Branco do Brasil sediará, de dezembro deste ano até setembro de 2012, a mostra Brasil – Tela Para Todos, que exibirá 10 filmes, um a cada mês, de quinta a domingo, sempre às 13h. O projeto tem a curadoria de Maria do Rosário Caetano e pretende dar visibilidade às produções nacionais reconhecidas pelo público e crítica, que ficaram abaixo dos 50 mil espectadores nas salas comercias de cinema. Entre os títulos selecionados estão Feliz Natal, de Selton Mello, Pode Crer!, de Arthur Fontes, O Sol do Meio-Dia, de Eliane Caffé, Eu Me Lembro, de Edgar Navarro e O Homem que Engarrafava Nuvens, de Lírio Ferreira.
A mostra Brasil – Tela Para Todos será aberta com a exibição de Antes Que o Mundo Acabe, de Ana Luiza Azevedo, no dia 01/12, quinta, às 13h. Mais do que viabilizar novas sessões para que o público veja produções de qualidades pouco assistidas na época do lançamento, o projeto tem como objetivo refletir sobre a realidade do cinema brasileiro. Hoje, o Brasil produz uma cerca de 80 longas-metragens por ano. Embora significativo, este resultado preocupa e gera impasses no momento da produção encontrar o seu público.
Para a curadora, “muitos filmes brasileiros, inquietos e inventivos, não conseguiram alcançar o público que almejavam. E mereciam. Por isso, a mostra tem como principal propósito a intenção de oferecer nova oportunidade de fruição aos interessados”. E Maria do Rosário completa: “nunca é demais lembrar que a mostra, assim como a nossa cinematografia recente, tem títulos concebidos e produzidos em todos os ‘Brasis’. Há, no recorte proposto, longa que vem de Porto Alegre, Recife, São Paulo, Rio, cineastas jovens, ao lado dos já tarimbados”.

Em média, apenas três ou quatro títulos conseguem êxito nas bilheterias, ultrapassando um milhão de espectadores. Dados mostram que o cinema brasileiro tem buscado, com grande dificuldade, a produção de filmes de médio porte, aquele que atinge entre 400 mil e 900 mil espectadores.  No entanto, a cada novo ano, mais de 80% dos filmes brasileiros situam-se abaixo da faixa dos 50 mil espectadores. Nesta faixa estão, na maioria das vezes, os filmes de maior empenho artístico e ousadia temática.
Baixa verba para comercialização e o alto custo do ingresso são alguns dos fatores que impedem o cinema brasileiro de deslanchar em seu próprio país. Outra dificuldade dos filmes em dialogar com seu público potencial é diagnosticada no espaço rarefeito em um circuito exibidor formatado para produções blockbuster estrangeiras que, em geral, ocupam quase metade das salas de exibição. Apenas 8% dos quase seis mil municípios brasileiros dispõem de cinemas. Isso significa que os quase 200 milhões de habitantes contam com apenas 2.238 salas comerciais de cinema. Diferente do México, por exemplo, que com 108 milhões de habitantes, dispõe de 4.900 salas e da Argentina, com seus 40 milhões de habitantes e 1.000 salas de exibição. Na Europa, a França permanece como centro mundial do cinema: os 63 milhões de habitantes contam com 5.481 salas de cinema.


Antes Que o Mundo Acabe (2010) - Trailer Oficial


SERVIÇO
Mostra Brasil – Tela Para Todos
De dezembro de 2011 a setembro de 2012.
Exibições de quinta a domingo, às 13h.
Entrada franca. Sujeito a lotação.

Local: CCBB – Centro Cultural Branco do Brasil
R. Álvares Penteado, 112 / Centro
Tel.: (11) 3113-3651 / 3113-3652

Cinema: 70 lugares

Ingressos: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada).

Acessos: Estações Sé e São Bento do Metrô. Praças do Patriarca e da Sé.

Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física// Ar-condicionado // Loja // Café Cafezal

Estacionamentos: Opções de estacionamentos particulares na Rua Boa Vista, Rua Senador Feijó e Rua Libero Badaró. Confirmar dias e horários de funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário