quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mezzosoprano Inês Stockler se apresenta no MASP


A cantora lírica Inês Stockler se apresenta no dia 24 de novembro, às 20h,  no Museu de Arte de São Paulo, o MASP. A mezzosoprano será acompanhada pelo maestro e pianista, Joaquim Paulo do Espírito Santo, a violinista Keiko Kodama, e o compositor, arranjador e violonista Luiz Roberto Oliveira. No repertório,  melodias de Bach, Strauss, Fauré, Ravel, Poulenc, Villa Lobos, Tom Jobim e  Luiz Roberto Oliveira. 
  
 “O trabalho mostra  um trajeto curioso do arco musical, que parte de  Bach, passa pelo Lied alemão, a melodia francesa, e desemboca em Villa Lobos , trazendo  canções tiradas  da Suíte nº I da Floresta do Amazonas e cai em Tom Jobim, que sempre se confessou um seguidor de Villa-Lobos”, salienta Inês Stockler. 
  
Encerra o concerto o monólogo lírico de Francis Poulenc, composto sobre o poema de Jean Cocteau. O  monólogo evoca o desespero de uma cocotte, do início do século XX, acostumada aos salões de jogos que,  arruinada, decide tentar mais uma vez sua sorte em Monte Carlo, antes de se jogar ao mar. 
  
As apresentações de Inês Stockler sempre contam com um  toque diferente dos concertos tradicionais, trazendo uma linguagem visual em seus cenários, figurinos e programa. O  cenário e o figurino do concerto são assinados pela artista plástica Maria Eudóxia Mellão. 
  
Inês Stockler 
  
Cantora lírica paulistana, a mezzosoprano Inês Stockler,viveu dezesseis anos na Europa, entre a França e Alemanha, onde estudou e iniciou sua carreira artística. Obteve o mais importante  diploma na área, Konzertexamen, na Universidade de Música Robert Schumann, na Alemanha. Desenvolveu técnica vocal, repertório de ópera, oratório e música de câmera, com os cantores, pianistas e maestros de grande importância no cenário lírico internacional: Bruno Wyzuj, Hans Kast, Viorica Cortez, Annetta Pavalach, Christa Ludvic, Franco Iglesias e Janine Reiss. 
  
Na Bélgica foi finalista de um dos mais importantes concursos  internacionais de  canto lírico: O Concurso Internacional de Verviers e apresentou-se com a orquestra de Achen (Aix la Chapelle. )   
  
Iniciou sua carreira artística na Alemanha, com a Opera de Gluck, Orfeo ed Euridice, no papel de Orfeu e a Flauta Mágica, de Mozart, a Terceira Dama e com música de câmera, no Teatro Tonhalle em Düsseldorf, Alemanha. 
  
Em Paris, foi titular no Coro da Opera Bastilha, onde participou de várias montagens, destacando-se na première da Madame Buterfly, de Puccini, dirigida por Robert Wilson e na ópera contemporânea, Mireille, de  Zulueta. Em Royaumont, cantou a Carmen de Bizet, no papel título. Em São Paulo , foi a protagonista da ópera A Solteirona e o Ladrão, de Menotti, a Suzuki na Madame Butterfly, de Puccini, e, a Flora, na Traviatta, de Verdi. 
  
Com o repertório de Oratório, apresentou-se como solista, nas cidades de Düsseldorf, Colônia e em Paris, com a Orquestra Sinfonia Sacra, sob a regência de F. Hollard e Vincent Bruère. Na Église de la Madeleine , Oratório du Louvre e em Cauxdebec en Caux, Rouen, cantou o Requiem de Mozart, a Nona Sinfonia de Beethoven, o Stabat Mater de Pergolese e a Missa em Si menor de Bach, entre outras.  
  
No Brasil  foi a protagonista da Ópera A Solteirona e o Ladrão, de Menotti (SESC). Cantou a Missa Solene de Rossini, em Minas Gerais. Apresentou-se no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Memorial da America Latina; na Sala São Paulo, na Casa Cor, Museu da Casa Brasileira, Teatro Augusta, no Museu de Arte Moderna, Pinacoteca e no Museu de Arte de São Paulo. 
  
Atualmente, reside em São Paulo , onde também desenvolve importante trabalho didático e cultural. Idealizou o Núcleo de Ópera e lecionou canto na Universidade Livre de Música  Tom Jobim, na Faculdade Carlos Gomes, no Festival Eleazar de Carvalho, no Museu de Arte Moderna ( MAM), no Museu de Arte de São Paulo ( MASP). Idealizou o curso de Pós-Graduação em canto lírico na FAAM, coordenou séries e programações de concertos no Teatro Augusta, o Augusta Lírica e no Museu de Arte de São Paulo ( MAM) , o Lírico MAM. Além do Curso A Arte do Canto através dos Tempos (MASP). 
  
Links de apresentações: 
  
Tom Jobim Retrato em Preto e Branco                
http://www.youtube.com/watch?v=W856qHlqQSI
 
Tom Jobim Estrada do Sol
http://www.youtube.com/watch?v=EMFEc3WdC10
 
Carmen Bizet
http://www.youtube.com/watch?v=-XQIsSW05ZI 

Serviço: 
Concerto lírico no Masp com  Inês Stockler 
Data: 24/11/2011 (quinta-feira) 
Horário 20h 
Local: Auditório do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateubriand (MASP) 
Endereço: Av. Paulista, 1578, Bela Vista, São Paulo, SP 
Ingressos: R$ 30,00  e R$  15,00 (meia entrada) 
Lugares: 374 
Fone: 11 3251 -5644 
Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário