quarta-feira, 10 de outubro de 2012

EXPOSIÇÃO: Nelson Rodrigues 100 anos, no SESI-SP

Abertura para convidados será na noite de 10 de outubro, às 19h, com a presença de Ruy Castro Rubens Ewald Filho, Walter Lima Jr. e Ismail Xavier

Exposição: Nelson Rodrigues 100 Anos - Foto: Divulgação

O SESI-SP apresenta, de 11 de outubro a 16 de dezembro, a exposição Nelson Rodrigues 100 anos sobre a obra do escritor Nelson Rodrigues (1912-1980), no Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso. Com curadoria de Ruy Castro, a mostra está instalada em 140 m², a caminho do foyer do Teatro do SESI São Paulo, e revela as várias faces desse homem que deixou marcas no teatro, jornal, cinema, televisão e futebol. A iniciativa é mais uma homenagem do SESI-SP ao centenário de nascimento do dramaturgo. 


A abertura para convidados acontece no dia 10 de outubro, às 19h. Em seguida, haverá o debate Nelson Mal na Fita - Por que os críticos desprezavam os seus filmes?, às 20h30, com a mediação de Ruy Castro e as participações de Rubens Ewald Filho, Walter Lima Jr. e Ismail Xavier. O debate é aberto ao público e a entrada é gratuita. 



A exposição convida o público a um mergulho no universo de Nelson Rodrigues por meio de suas obras. São apresentados retratos de Nelson Rodrigues em diferentes épocas e situações de sua carreira, as primeiras edições de muitos de seus livros, uma seleção com cem de suas frases marcantes e áudios de histórias da série A Vida como Ela É... interpretadas pelo elenco da Rádio Nacional. 



Nelson Rodrigues enfrentou muitos obstáculos, foi perseguido, censurado, proibido, incompreendido. Legítimo representante daquela classe de gênios reconhecidos apenas pelas gerações futuras, Nelson e sua obra recebem atualmente o devido reconhecimento na cultura brasileira, o que mostra que, ao contrário do que ele pensava, nem toda unanimidade é burra. A mostra promete surpreender até mesmo os que já conhecem a vasta produção do escritor.

DESTAQUES DA EXPOSIÇÃO 

Entre os destaques, há um filme raro dirigido por João Bethencourt (1924-2006). A película, descoberta pelo historiador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Carlos Fico, no Arquivo Nacional dos Estados Unidos, recupera cenas do cotidiano de Nelson em casa e na redação, em 1968, aos 56 anos. 

Vestido de Noiva, a peça que revolucionou o teatro moderno brasileiro, é apresentada em grande painel com texto e imagens que evocam o cenário da montagem original: um hospital. Na voz do escritor Ruy Castro, Nelson continua a falar com o visitante que ouve suas frases emblemáticas ao longo da exposição. O Nelson desportista, tricolor fanático, aparece torcendo no estádio do Maracanã, numa foto; em outra, apresenta-se ao lado dos companheiros do programa esportivo Grande Resenha Facit, primeira mesa-redonda de futebol da TV Globo, um sucesso da emissora exibido de setembro de 1966 a janeiro de 1971. Eclético, por uma única vez foi também ator, e a mostra revela Nelson em cena na peça Perdoa-me por me Traíres



O autor, muitas vezes provocador, mostrou A Vida como Ela É. Histórias de ciúme, dilemas morais, inveja, adultério e morte foram passando, a partir de 1950, das páginas do jornal Ultima Hora para programa de rádio, filme, peça de teatro e série de televisão. O visitante pode folhear virtualmente duas fotonovelas digitalizadas – Véu de Noiva e O Justo – em edições raras de 1960. 

A exposição ainda apresenta imagens de encenações antológicas do dramaturgo: a primeira montagem de Vestido de Noiva, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, dirigida pelo exigente polonês Zbigniew Ziembinski, em 1943, e imagens de outras produções, como a tragicomédia carioca O Beijo no Asfalto, com Fernanda Montenegro, escrita a pedido da atriz, em 1960. 

O ilustrador Marcelo Monteiro, seu antigo parceiro no jornal O Globo, criador dos inesquecíveis Sobrenatural de Almeida, Gravatinha e a Grã-Fina das Narinas de Cadáver, desenhou dez personagens rodriguianos especialmente em cores para a exposição. 



Em aparelhos de MP3, os visitantes ouvirão os contos O Monstro e A Noiva da Morte, interpretados pelo elenco da Rádio nacional, em gravações de 1960. 



Esse caminho de passagem termina em um grande painel no foyer do Teatro do SESI São Paulo com uma versão fictícia da primeira página do jornalUltima Hora, concebida por Ruy Castro e pelo artista gráfico Hélio de Almeida. 
    

Sobre Ruy Castro 

Ruy Castro é escritor e jornalista. Começou como repórter em 1967 e trabalhou nos principais veículos da imprensa carioca e paulistana. Atualmente, é colunista da Folha de S. Paulo. Como escritor, desde 1990, notabilizou-se pelas biografias de figuras importantes da cultura brasileira, como Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues – sobre quem escreveu o livro O Anjo Pornográfico, lançado em 1992 e hoje na 26ª reimpressão. 



Sobre o projeto Nelson Rodrigues 100 Anos SESI-SP



O projeto do SESI-SP em comemoração ao centenário de Nelson Rodrigues inclui espetáculos, leituras dramáticas, exposição, debates e oficinas. Os destaques do projeto, que tem curadoria de Ruy Castro, biógrafo de Nelson, e direção artística de Marco Antônio Braz, especialista na obra rodriguiana, são a abrangência da programação, a participação de personalidades (entre as quais muitas pessoas que conviveram com ele), a abordagem de aspectos menos conhecidos do dramaturgo – como jornalista, escritor, cronista esportivo e folhetinista – e o caráter pedagógico das ações com os mais de 400 alunos de iniciação teatral dos Núcleos de Artes Cênicas do SESI-SP. 

SERVIÇO: 
Exposição Nelson Rodrigues 100 anos 
Local: Térreo Inferior do Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso (av. Paulista, 1.313 - Metrô Trianon-Masp) 
Abertura: 10 de outubro (quarta-feira), às 19h (somente para convidados) 
Período expositivo: de 11 de outubro a 16 de dezembro de 2012 
Datas e horários: todos os dias, das 11h às 21h, com entrada até 20 minutos antes do fechamento. 
Agendamentos escolares e de grupos: de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h, pelo telefone (11) 3146-7396 
Classificação indicativa: livre 

Debate Nelson Mal na Fita – Por que os críticos desprezavam os seus filmes? 
Com Rubens Ewald Filho, Walter Lima Jr. e Ismail Xavier 
Local: Teatro do SESI-SP (av. Paulista, 1.313, Metrô Trianon-Masp) 
Data e horário: 10 de outubro (quarta-feira), às 20h30. Retirar ingressos na bilheteria no dia do evento, a partir das 12h. Serão distribuídos até dois ingressos por pessoa. 
Capacidade: 456 lugares 
Informações: (11) 3146-7405 e 7406 
Classificação indicativa: 12 anos 
Entrada franca. Os espaços têm acessibilidade. 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

HOJE: “El Mar Sin Nombre”, da Colômbia, põe no palco 50 quilos de açúcar para evocar o mar


Hoje, às 20h, a programação no Ninho Sansacroma recebe o espetáculo “El Mar Sin Nombre” da Cia. Estrantes Danza, de Bogotá/ Colômbia.
Em um cenário coberto de açúcar que evoca a imagem de um mar branco ou jardim japonês, o obra onde as duas interpretes criadoras revelam mediante uma construção simples e poética de ações e movimento, a indagação sobre a necessidade, a distância, o desejo, a presença de alguém ausente, a perda de controle, a sensação de vazio e não lugar, nos oferece momentos emotivos carregados de silencio, palavras secretas e cumplicidade.
O projeto de programação do Ninho Sansacroma, contemplado pelo Prêmio Procultura – Programação de Espaço Cênico -, tem a intenção de efetivar um intercâmbio artístico/cultural entre os artistas locais, enfatizando o movimento hoje denominado como “cultura periférica”, e os artistas dos outros pontos da cidade que estão inseridos no circuito cultural paulista.
A Companhia
Companhia de dança contemporânea que desde o ano 2001 desenvolve sua pesquisa e criação a partir da composição de uma linguagem cênica: corpórea, teatral e emotiva, consolidando-se como um espaço permanente de indagação e produção artística para a criação de uma poética do corpo e do movimento. Sua proposta cênica elabora-se a partir de uma fusão e encontro entre as diferentes disciplinas artísticas que suportam a imagem, a ação e a coreografia.

A companhia Estantres propõe em cada obra uma linguagem de expressões íntimas capazes de comunicar além do movimento físico e da técnica. É assim que seus diretores e sua equipe de bailarinos e atores enfatizam a elaboração de uma dramaturgia do movimento, mediante a qual procuram oferecer um mapa de sensações e pulsões no qual o espectador possa navegar e encontrar suas próprias sensações, pulsões e significados.  A composição e criação de suas obras surgem em resposta à necessidade de traduzir as palavras da alma para composições e partituras de alta exigência física, que envolvam intensamente a visão, sensação, experiência de vida e necessidade expressiva de cada bailarino-ator.

Serviço

Dia 05 de outubro, sexta-feira às 20h
Ninho Sansacroma: Rua Dr. Luís da Fonseca, 248
Parque Maria Helena – Capão Redondo (100mts do Metrô Capão)
Duração: 35 minutos
Recomendação: livre
Tel de informações: 11 5511-0055
Entrada Franca


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A Invasão, de Dias Gomes com a Cia. das Artes

Final dos anos de 1950, Rio de Janeiro. Um edifício em construção é invadido por integrantes de um grupo de sem-teto no local que ficou conhecido como “Favela do Esqueleto”


Elenco de "A Invasão" - Foto: Divulgação
Com direção de Antonio Netto e texto de Dias Gomes, a Cia. das Artes estreia o espetáculo “A Invasão” dia 04 de outubro às 19h, no Teatro Coletivo: Rua da Consolação, 1623. A obra foi encenada pela primeira vez em outubro de 1962 e é baseada em fatos reais.

Texto dos mais polêmicos das obras de Dias Gomes, A Invasão estreou em 1962, sendo proibido pelo AI-5 seis anos depois, ficando engavetado até 1978. O espetáculo um drama intenso e amargo. O autor investiga causas e consequências dos nossos problemas sociais numa linguagem despojada e contundente e aponta soluções drásticas num país onde impera a desigualdade social e vive de politicagem.

Integrantes do elenco realizaram um processo de imersão para ajudar na composição dos personagens: eles visitaram prédios ocupados por sem-teto no centro da cidade de São Paulo e viram de perto a situação das famílias que ocupam estes imóveis. Em uma dessas construções, 150 pessoas moram de forma precária, com iluminação conseguida à base de “gatos” e um único banheiro para todos os moradores. Antes da ocupação, o prédio estava infestado de pulgas e era utilizado como abrigo para moradores de rua e ponto de consumo e tráfico de drogas. “Moradores de prédios vizinhos classificavam o prédio como uma verdadeira cracolândia vertical”, explica um dos atores.

O ESPETÁCULO

A marca registrada de Dias Gomes pode ser percebida já a partir da concepção do espetáculo. É dividida em cinco quadros e três atos, uma característica muito peculiar do autor em seus textos teatrais. “Ele escrevia desta forma porque gostava de explicar com minúcia a narrativa ao espectador. Isso é algo que ele trouxe de sua atividade como autor de novelas”, explica o diretor Antonio Netto. Segundo o diretor, a cenografia de A Invasão é composta por bambus, que, de forma eclética, podem se transformar em andares de um prédio em construção, casas ou varais.

A peça é uma espécie de crônica ao Brasil depois de 1964. Dias Gomes quer alertar o povo da necessidade de ser independente. Seu teatro não busca divertir os burgueses. Compõe um painel da vida dos segmentos excluídos da sociedade, com seus sofrimentos e lutas, com a presença constante da opressão e o difícil processo de tomada de consciência de suas próprias condições. É um teatro de revolta, de amargura.

SERVIÇO


Temporada: 04 de outubro até 02 de novembro
Horários: Quintas e Sextas às 21h
Local: Teatro Coletivo - Rua da Consolação, 1623 – Sala 1 - Estacionamento conveniado
Telefone: 3255-5922 (informações) e 2729-3098 (reservas)
Lotação: 134 lugares / Duração: 80 minutos / Recomendação: 12 anos
Ingressos: R$ 40 (inteira), R$ 20 (meia entrada) e R$ 15 (antecipado)
A bilheteria será aberta uma hora antes do espetáculo. 



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

AMANHÃ: Exposição "Emoldurando Sentimentos" comemora os 25 anos da Arte Própria e apoia expansão do GRAACC

Objetos doados por artistas serão emoldurados e leiloados, angariando fundos para a instituição


Com seu limite técnico de ocupação alcançado, e com o objetivo de ser referência em ensino e pesquisa na América Latina, o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), uma das ONGs mais conhecidas e respeitadas do país, necessita ampliar as instalações de seu hospital, e para isso estima que precisará investir cerca de 100 milhões de reais para erguer um complexo com cerca de 16 mil m² de área, em terreno vizinho doado pela Prefeitura de São Paulo. Novas parcerias são fundamentais neste momento e a Arte Própria apoiará essa causa tão justa, realizando em 27 de setembro, em sua loja na Al. Gabriel Monteiro da Silva, às 20h, a exposição "Emoldurando Sentimentos".

A marca, uma das maiores do mercado de Arte e Decoração, quer dar sua contribuição para amenizar o sofrimento das crianças e adolescentes com câncer, ajudando a garantir melhor qualidade de vida, preservando sonhos e esperança de cura. Para isso mobilizou artistas e personalidades, que prontamente doaram objetos pessoais para serem emoldurados e leiloados, e a arrecadação será destinada ao GRAACC.

Entre os objetos doados até o momento, estarão em leilão na noite do dia 27/09, peças do jogador Neymar, goleiro Rogério Ceni,Sport Club Corinthians Paulista, Sociedade Atlética Palmeiras, jogadora Paula do basquete, chef Alex Atala, chef Edu Guedes, dupla Fernando e Sorocaba, nadadores Gustavo Borges e Fernando Sherer, tenista Gustavo Kuerten, apresentadora Ana Maria Braga, apresentador Jô Soares, cantor Luan Santana, atores Reinaldo Gianecchini e Giovanna Antonelli, artista plástico David Dalmau e Grupo Palavra Cantada.

Sobre a exposição

Emoldurando Sentimentos é uma exposição com intenção de mostrar o objeto emoldurado como uma "janela", que pode ir muito mais além de seu valor material, que nos leva a refletir sobre a nossa relação com os objetos que nos rodeiam, que fazem parte da nossa vida. Um objeto pode nos remeter à momentos especiais, denunciar traços de nossa personalidade. Que sensação temos ao olhá-lo, que papel ele fez em nossa vida? O nosso olhar tem o poder de transformar até o objeto mais simples em arte, basta para isso transbordá-lo de nossos sentimentos.

Após evento do dia 27, as peças permanecerão em exposição pública na loja da Arte Própria da Alameda Gabriel Monteiro da Silva, até 31/10.

Sobre o GRAACC

O GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), fundado em 1991, é uma das ONGs mais conhecidas e respeitadas do país, por sua séria luta contra o câncer infantil. Em seu hospital, o Instituto de Oncologia Pediátrica, especializado em casos de alta complexidade, a ONG realiza, em média, mais de 23 mil consultas, 14 mil cirurgias, 49 transplantes de medula e 17 mil sessões de quimioterapia por ano, e já atendeu mais de cinco mil crianças e adolescentes, e o mais importante: alcançando índices de cura de cerca de 70%.

ARTE PRÓPRIA Loja Gabriel

Al. Gabriel Monteiro da Silva, n.º 632 - J. Paulista

Tel (11) 3088-3112 / 3088-6696

Evento dia 27/9, às 20h

Haverá serviço de vallet

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Sesc Belenzinho apresenta: Poemas para Brincar, com Cia Teatral As Graças

Teatro de Bonecos: "Poemas Para Brincar" em curta temporada gratuita no SESC Belenzinho, todo sábado ao meio dia, até 06 de outubro

"Poemas para Brincar" é um espetáculo infantil da Cia Teatral As Graças, inspirado no livro de José Paulo Paes (Poemas para Brincar), utiliza a linguagem de bonecos e o mundo lúdico da poesia para interagir com as crianças. O espetáculo estreou no último sábado e permanece em cartaz no SESC Belenzinho todo sábado, ao meio dia até o dia 06 de outubro.


O espetáculo conta a história de dois amigos, Ana e Juca, que deixam de lado brincadeiras como bola, papagaio e pião para embarcar no mundo da poesia e, interligando palavras, músicas, imaginação e realidade conduzem as crianças para uma viagem encantadora ao mundo do teatro de bonecos.


SERVIÇO:

Poemas para Brincar
com: Cia Teatral As Graças - Daniela Schitini, Eliana Bolanho, Juliana Gontijo e Vera Abbud
Temporada: 8, 15, 22 e 29 de setembro; 6 de outubro
Horário: 12h
*** Grátis ***

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O Céu vale algo além de lágrimas

Livraria da Vila recebe Jeam Camilo no lançamento de seu livro nesta sexta, 31/8, às 18h30


A publicação é composta por poemas e pensamentos que falam sobre vida e amores, com a delicadeza do escritor que expõe de forma nova o tema. A busca do expressar, do sentir o que toca cada um, percorre a obra, revelando diferentes ideias sobre amor, amizade e família, com sensibilidade, verdade e urgência; como se as coisas estivessem acontecendo rapidamente e fosse preciso um tempo para serem absorvidas.

Não é algo "clássico", métrico, exato. É uma experiência diferente, onde o autor despe-se e convida o leitor a entrar nesse universo próprio, repleto de desabafos emocionais e emocionados, retrato de quem vive num mundo corrido, mas que se lembra desse "sentir".

Envolvente e intimista, a obra inova a literatura poética no cenário paulistano, conquistando uma nova percepção de escrita desenhada num perfil rasgado e direto. Esses rasgos sentimentais são expostos ao leitor, instigando-o a buscar em seu passado suas decepções amorosas, realizações e novas perspectivas.

Serviço:

Lançamento do livro O Céu Vale Algo Além de Lágrimas: rasgos sentimentais
Data: sexta-feira, 31 de agosto de 2012
Hora: Das 18h30 às 21h30
Local: Livraria da Vila – Shopping Pátio Higienópolis – Avenida Higienópolis, 674, São Paulo/SP

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Mais dois shows confirmados para o VMB 2012

MTV Brasil confirma "Bonde do Rolê" e Karina Buhr na maior premiação da música brasileira


Mais dois shows confirmados para o VMB 2012! Depois de Racionais MC'sProjota, ConeCrewDiretoria e Agridoce a MTV anuncia mais dois shows: Bonde do Rolê e Karina Buhr

A apresentação do Bonde do Rolê será o show mais desbundado do VMB 2012. No palco, o trio  vai ganhar a companhia de uma horda de mulheres muito famintas e, além disso, a gente nem ousa prever!  

Foto: KellyFuzaro
Karina Buhr é certamente uma das melhores letristas da atual Música brasileira. Sua música "Cara Palavra" é um punk rock torto, angular, música nervosa, visceral. Sua banda conta com os guitarristas mais criativos do país, Edgard Scandurra e Fernando Catatau, e com o igualmente requisitado ultra cool trompetista Guizado.








Foto: Divulgação
Bonde do Rolê concorre ao VMB 2012 em 3 categorias  "Clipe do Ano", "Melhor Banda" e "Melhor Música" e Karina Buhr também concorre com 3 indicações para "Melhor Artista Feminino" , "Melhor Disco" e "Melhor Música".






Foto: Divulgação
O VMB 2012 vem aí! E a MTV preparou uma série de boas novidades. A premiação acontece no dia 20 de setembro e  a votação para definir os melhores já está aberta ao público, através do site vmb.com.br

Dentre as boas novas deste VMB estão três categorias inéditas: Melhor Banda, Melhor Artista Feminino e Melhor Artista Masculino. Além disso, no VMB 2012 o que manda é a diversidade; rap, rock, pop, MPB, sem restrições!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Com 436 obras de 64 países 39º Salão do Humor de Piracicaba é o maior da história

Salão de Humor reúne obras de 64 países em Piracicaba


Grandes nomes do humor gráfico no Brasil e no exterior estão representados no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, considerado um dos mais tradicionais do mundo. Realizado há 39 anos, o evento será aberto em 25 de agosto no Engenho Central. Totalmente gratuita, a programação segue até 14 de outubro com 26 mostras paralelas, oficinas de desenho, lançamento de livro, desfile de moda e caminhada.

Esta é a maior mostra na história do evento e conta com 436 obras, divididas em 100 cartuns, 89 caricaturas, 76 charges, 78 tiras/HQs, oito peças tridimensionais e 85 trabalhos com o tema intolerância produzidos por artistas de todos os estados brasileiros e de 64 países. Em 2012, o Salão totaliza R$ 47 mil em prêmios aos melhores trabalhos e os vencedores serão anunciados na noite de abertura.

O diretor do CEDHU Piracicaba (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba), Eduardo Grosso, comenta a importância do evento nas artes gráficas: “o Salão de Piracicaba se mantém como espaço de valorização da arte do cartum. Nessas quase quatro décadas projetou inúmeros talentos, destacou os profissionais consagrados e resgatou autores e obras históricas”, diz.

Para a secretária da Ação Cultural Rosângela Camolese, o Salão pode ser classificado como um patrimônio cultural. “Artistas do mundo todo querem ter seus trabalhos expostos no Salão. Tratamos o evento com muito carinho, pensando no público cativo que tradicionalmente nos prestigia, na população de Piracicaba e nos visitantes de todo o país”, detalha a secretária. Em 2011, 160 mil pessoas compareceram nas atividades.

O público que percorrer o Engenho Central poderá se divertir as caricaturas da presidente Dilma Rousseff, do atacante Neymar, do lutador de UFC Anderson Silva e de artistas como Raul Seixas, Hermeto Pascoal e Noel Rosa. As charges abordam o uso das novas tecnologias, os jogos olímpicos e os acontecimentos políticos. Problemas sobre sexualidade, religião e liberdade de imprensa aparecem no tema Intolerância.

Esta edição recebeu 3.442 obras de 845 artistas de países como Albânia, Bulgária, Chipre, Croácia, Grécia, Finlândia, Hungria, República Tcheca, Lituânia, Polônia, Romênia, Nova Zelândia, Rússia, Azerbaijão, Cazaquistão, China, Uzbequistão, Irã, Israel, Macedônia, Paquistão, Quênia, Sérvia, Sudão, Turquia, Ucrânia, entre outros.

PARALELAS E LIVROS – Além da mostra principal, os armazéns do histórico e turístico Engenho Central abrigam sete mostras paralelas na abertura do Salão: Humor no Dia a Dia na Folha de S. Paulo, com charges do importante jornal; Um Certo Humor Ucraniano, organizada pelo cartunista Vladimir Kazanevsky; Lugares In-Comuns, que presta homenagem a Jaguar, um dos fundadores do semanário Pasquim; Brasil do Bem, com caricaturas de personalidades brasileiras; além de Xilogravuras de Samuel Casal e Retalhos de Júnior Lopes. O cartunista Ricardo Soares lança suas divertidas Caricanecas.

O Armazém 9 terá a mostra do 10º Salãozinho de Humor, com 255 obras produzidas por estudantes de 7 a 14 anos de 58 escolas. Criada para incentivar pequenos talentos, a exposição é realizada em parceria com a Diretoria de Ensino de Piracicaba e Secretaria Municipal de Educação.

No domingo (26), a partir das 10h, será aberta a paralela Chico Anysio, Dando a Cara a Traço, com caricaturas dos inesquecíveis personagens do cearense Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho ou simplesmente Chico Anysio (1931/2012). A curadoria é de Rick Goodwin.

Os artistas gráficos também aproveitam a cerimônia de abertura para lançarem seus livros de humor: Érico San Juan chega com Bole, Bule, Bola, segunda publicação infantil ilustrada em formato de pôster que trata de um tema recorrente nas escolas, o bullying. Wilson Figueiredo e Floreal Andrade divulgam o livro 80 Cartuns, enquanto Beto Skubs, Rafael de Latorre e Marcelo Maiolo lançam Fade Out (Suicídio sem Dor).

O público tem a opção de conferir ainda mostras paralelas no Museu e Centro de Ciências Luiz de Queiroz, Restaurante Sal e Grill, Estação Rodoviária Intermunicipal, Aeroporto Internacional de Viracopos (em Campinas), Hospital Independência, Shopping Piracicaba, Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa, Poupatempo, Casarão do Turismo, Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Clube Cristóvão Colombo, Clube de Campo de Piracicaba e Faculdade Salesiana Dom Bosco.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL – Um dos destaques do 39º Salão de Humor será a 1ª Caminhada do Humor de Piracicaba, dia 2 de setembro, às 8h, com apoio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Amhpla Cooperativa de Assistência Médica e Trio Alimentos.

Entre os dias 2 e 5 de outubro, o recém-inaugurado Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, recebe a Semana de Moda Joy Fashion It, com uma série de desfiles. 

Por meio do projeto Diversão em Cena, patrocinado pela Arcelor Mittal, seis espetáculos de humor serão apresentados gratuitamente no Teatro Erotides de Campos e na Estação da Paulista aos domingos, de 26 de agosto a 30 de setembro, sempre às 16h.

PREMIAÇÃO – Durante a abertura do Salão serão concedidos prêmios no valor de R$ 5.000 aos melhores trabalhos nas categorias cartum, caricatura, charge, tiras/histórias em quadrinhos e obras com o tema intolerância. O artista eleito como o melhor dessas obras será contemplado com o Grande Prêmio Salão de Humor de Piracicaba – Zélio de Ouro.

Outras novidades na 39º edição é o Prêmio Júri Popular Alceu Marozi Righetto (R$ 5.000), criado por lei e que será feito por meio de votação pública na internet, e o concurso para o cartaz comemorativo aos 40 anos do Salão (R$ 4.000). O Salão conta também com o Prêmio Aquisitivo Câmara de Vereadores de Piracicaba (R$ 3.131,11), exclusivo para caricatura.

Para a análise das 3.442 obras inscritas, o Salão convidou um júri de artistas brasileiros e internacionais que colecionam os mais importantes prêmios em humor e atuam ou atuaram nos principais órgãos de imprensa. Na seleção participaram Luiz Gustavo Paffaro, Antônio Carlos de Paula Júnior (Junião), Luiz Carlos Fernandes, Cláudia Kfouri, Celso Figueiredo Neto, Fernanda de Aquino Giulietti e Mario Mastrotti. Já o júri de premiação teve a participação de Vladimir Kavanevsky (Ucrania), Marilena Nardi (Itália), Marlene Pohle (Alemanha) e os brasileiros Eduardo Baptistão, Arlindo Rodrigues (Geandré), Paulo Ramos e Gustavo Duarte.

O Salão de Humor de Piracicaba foi criado em 1974, por iniciativa de jornalistas e intelectuais de Piracicaba, com o apoio de grandes nomes do humor nacional como Millôr Fernandes, Jaguar, Fortuna, Henfil, Ziraldo, Zélio e Paulo Francis, à época responsáveis pelo irreverente Jornal O Pasquim. 

Ao longo dos anos, o Salão de Humor ganhou status internacional e projetou-se com um dos principais eventos do gênero no mundo. Desde a sua criação, tornou-se vitrine para grandes profissionais do cartunismo e humor brasileiros como Laerte Coutinho, Angeli, Glauco Villas Boas, Alcy Linares, entre muitos outros talentos.

SERVIÇO – 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Abertura dia 25 de agosto, no Parque do Engenho Central de Piracicaba (avenida Maurice Allain, 454). Informações: (19) 3403-2615 ou www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Nas Rodas do Coração, todo sábado e domingo até 26 de agosto, de graça no Parque da Luz

O musical "Nas Rodas do Coração" é inspirado no universo de Adoniran Barbosa e na estrutura do melodrama


Nesta cena a atriz Eliana Bolanho interpreta
a música "As Mariposas", Vera Abbud e 
 Juliana Gontijo, fazem a coreografia

O Ministério da Cultura e a Petrobras, através da  Lei de Incentivo a Cultura trazem ao Parque da Luz o espetáculo "Nas Rodas do Coração", com a Cia Teatral As Graças. A comédia musical que estreou no último domingo (12/8) permanece em cartaz todo sábado e domingo às 15h, até 26 de agosto, de graça!
"Nas Rodas do Coração" é uma comédia musical inspirada em sambas de Adoniran Barbosa, sucessos como: Apaga o fogo Mané, As Mariposas, Iracema, Joga a Chave, Tiro ao Alváro, Trem das Onze e Vila Esperança garantem a interação com o público que a cada cena canta junto com o elenco, que é formado pelas atrizes:  Daniela Schitini, Eliana Bolanho, Juliana Gontijo e Vera Abbud. 
A história contada em Nas Rodas do Coraçãofala sobre uma companhia de teatro mambembe que apresenta seu repertório pelas ruas da cidade de São Paulo. Com histórias inspiradas nos sambas de Adoniran Barbosa três amigas da companhia, Bárbara (Daniela Schitini), Esperança (Juliana Gontijo) e Vitória (Vera Abbud), descobrem as falcatruas de Malvina (Eliana Bolanho), dona da companhia, que planeja passar as colegas pra trás e viajar pra Miami com todo o dinheiro do grupo, deixando apenas as dívidas para as colegas.

SERVIÇO:
Nas Rodas do Coração
com: Daniela Schitini, Eliana Bolanho, Juliana Gontijo e Vera Abbud
Temporada: 12, 18, 19, 25 e 26 de agosto
Local: Parque da Luz
Horário: 15 horas
Texto: Regina Galdino
Direção: Ednaldo Freire
Direção Musical: Mario Manga e Adilson Rodrigues
Figurinos: Kleber Montanheiro

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Oscar Filho apresenta o show “Putz Grill...” todos os sábados, às 23h59, no Teatro Gazeta

Oscar Filho - Foto: Otávio Rotundo
O humorista e apresentador do Programa CQC retorna ao teatro com o melhor show de stand-up comedy, eleito pelo “10º Prêmio Jovem Brasileiro”


O show “Putz Grill...”, que ganhou o “10º Prêmio Jovem Brasileiro” comomelhor show de stand-up comedy em 2011, reestreou em 4 de agosto com casa cheia e permanece em cartaz todos os sábadosàs 23h59, no Teatro Gazeta, em São Paulo. Oscar Filho reúne os melhores textos apresentados ao longo de mais de três anos de estrada, e visto no Brasil por aproximadamente meio milhão de espectadores.

Vida pessoal e fatos do cotidiano fazem parte do repertório do show, porém com o sarcástico ponto de vista de Oscar Filho, que acaba colocando em prática toda sua experiência de ator e complementa os textos com encenações e caretas impagáveis, garantindo as gargalhadas da plateia.

Esta é uma ótima oportunidade de conferir ao vivo as performances do ator e humorista que conquistou o posto de apresentador do Programa CQC (Band), ao lado de Marcelo Tas e Marco Luque, desde o início de 2012.

O HUMORISTA

Oscar Filho é um dos protagonistas da nova geração do humor brasileiro mostrando conhecer naturalmente a receita do gênero stand-up: originalidade, surpresa, carisma e identificação com o público.

Em 1996, aos 18 anos, ganhou o primeiro lugar no 12º Concurso de Contos e Poesias de Atibaia, com o conto “O Baú” representando a cidade no Mapa Cultural Paulista.
Formou-se em 2003 pelo INDAC - Instituto de Artes e Ciências e um ano depois foi indicado como Melhor Ator no Prêmio Coca-Cola FEMSA de Teatro, com o espetáculo “A Matéria dos Sonhos”, de Fábio Torres.

Em 2005 ajudou a fundar o primeiro grupo de stand-up do Brasil: “Clube da Comédia Stand-Up” que é referência da linguagem no país junto com o “Comédia em Pé” do Rio de Janeiro.
Trabalhou em campanhas publicitárias, peças teatrais, escreveu para revistas e participou do primeiro projeto de stand-up comedy aberto ao público feito por uma empresa privada.

A originalidade dos textos e sua capacidade de improvisação lhe renderam seu primeiro trabalho na MTV e, logo depois, o convite para a atuação como repórter no telejornal humorístico da Band, o CQC – Custe o que Custar, onde está até hoje, porém ganhou o posto de apresentador do programa, ao lado de Marcelo Tas e Marco Luque, desde o início de 2012.

Em 2010, Oscar Filho atuou como diretor da peça “Zappiada”, que ficou em cartaz no Teatro Procópio Ferreira.

O show “Putz Grill...” já passou por mais de 100 cidades brasileiras, foi visto por aproximadamente meio milhão de espectadores e ainda faturou a 10ª edição do prêmio Jovem Brasileiro de 2011, como o melhor show de stand-up do Brasil.

SERVIÇOS

Putz Grill...
com Oscar Filho
Temporada: 4 de agosto de 2012 a 24 de novembro de 2012
Todos os sábados às 23h59h
Local: Teatro Gazeta - Av. Paulista, 900 – Térreo - São Paulo
Gênero: Stand-up Comedy
Duração: 70 minutos
Ingressos: R$ 50,00 (Inteira) e R$ 25,00 (meia – carteirinha de estudante e idosos)
Capacidade: 680 lugares
Classificação: 14 anos
Bilheteria: de terça a quinta das 14h às 20h e de sexta a domingo das 14h até o horário do último espetáculo
Estacionamento: Convênio Multipark - R$ 15,00 por 3h - Av. Paulista, 867 e Rua São Carlos do Pinhal, 303 - subsolo
Acesso para deficiente, portadores de mobilidade reduzida e obesos
Mais informações: 11 3253-4102

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Festival Nacional de Teatro de Piracicaba abre inscrições



O 7º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba) está com inscrições abertas até 31 de agosto para companhias de artes cênicas interessadas em participar de sua mostra oficial, que este ano acontece de 27 de outubro a 4 de novembro. O material deve ser enviado exclusivamente pela internet, diferente dos anos anteriores, quando eram aceitos trabalhos pelos Correios. Ficha de inscrição e regulamento estão disponíveis no site oficial (www.fentepira.com.br).

Os selecionados recebem ajuda de custo de acordo com a distância de Piracicaba: R$ 3.500 (até 800 quilômetros) e R$ 5.000 (a partir de 801 quilômetros). Os grupos contam com alimentação e, se houver necessidade, hospedagem. São aceitas montagens teatrais nas categorias adulto ou teatro para crianças e adolescentes, com no mínimo 40 minutos de duração. Não é permitida a inscrição de peças que já fizeram parte da mostra oficial em edições anteriores.

Realizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), por meio da Prefeitura de Piracicaba, o Fentepira foi criado para popularizar as artes cênicas, fomentar os grupos teatrais, formar plateias e estimular a troca de ideias. A primeira edição aconteceu em 2006 e, um ano depois, estava em vigência a lei municipal número 6072/2007, que incluiu o evento no calendário oficial do município.

“O Fentepira nasceu a partir da preocupação da classe artística em proporcionar uma verdadeira imersão nas artes cênicas. É uma mostra que tornou-se referência em todo o país pela qualidade dos espetáculos e pela intensa participação do público”, explica a secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.

Durante a realização do Festival, uma comissão debatedora – composta por especialistas das artes cênicas – irá discutir as características dos espetáculos, possibilitando o intercâmbio entre plateia, grupos de teatro e crítica especializada. A comissão se compromete a entregar aos grupos uma análise crítica por escrito.

Em 2011, a sexta edição do Festival recebeu 168 inscrições de 12 Estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, Ceará, Maranhão e Bahia). A seleção contemplou grupos de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Maranhão e Piracicaba. Ao todo foram 26 atrações gratuitas, entre espetáculos selecionados e convidados, bate-papos e oficinas.

Este ano, a comissão organizadora é composta por Denilson Oliveira, da Associação Piracicabana de Teatro (Apite!); Benedita Giangrossi, da Escola. Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq); Fátima Cristina Monis, do Sesi; 
Pollyanna Teizen Peres Diniz, do Senac; José Antonio da Silva; da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), além de Heloisa Guerrini Ferraz, Luiz Gustavo Maluf e Felippe Limonge, do Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

As novidades desta edição podem ser acompanhadas pelo blog (www.fentepira.wordpress.com), pela página no Facebook ou por meio do Twitter (@fentepira). Mais informações: (19) 3433-4952, 3434-2168 oufentepira@piracicaba.sp.gov.br.