Projeto Vira Latas de Raça: da ação de sucesso à criação de um projeto
|
Capa do calendário 2011 |
O projeto Vira-Latas de Raça nasceu da inquietude de um grupo de voluntários da ONG SOS Vida Animal que cientes do problema da superpopulação de animais de rua e suas consequências alarmantes, discutiam uma nova forma de conscientizar a população a respeito da guarda responsável de animais.
A causa, a princípio discutida informalmente por Marianna Nogueira (ex-presidente da SOS Vida Animal) e Bianca Pozzi (Empresária), ganhou reforço quando a dupla dividiu a inquietação com o fotógrafo londrinense Bernardo Sardi que se propôs a fazer as fotos. Com os modelos e fotógrafo a postos só faltava o estúdio, que foi gentilmente cedido pelo fotógrafo Caximbo.
Com as fotos em mãos era hora de começar a dar forma às ações e também do encontro com a funcionária pública Ana Maria Ventura, já conhecida de Marianna por adotar e tratar adequadamente uma quantidade grande de animais, ao todo são 30 cachorros e 7 gatos sob sua guarda. Ana Maria intermediou o contato entre Marianna e a agência de comunicação Imageria, que aderiu a idéia e se propôs a desenvolver o projeto gráfico, o conteúdo e as atividades de assessoria de imprensa referentes ao lançamento do calendário.
Finalizando a série de encontros bem sucedidos, o grupo conseguiu o apoio do escritor e jornalista Paulo Briguet que gentilmente produziu um texto para o calendário contando um pouco sobre sua experiência de adoção.
O Calendário Vira-Latas de Raça 2010 foi um sucesso de vendas e repercussão, o que impulsionou suas idealizadoras a transformar a ação de sucesso em um projeto constituído por uma série de ações integradas, com o objetivo de conscientizar a população da importância da guarda responsável.
Em 2011 o Projeto Vira-Latas de Raça amplia seu leque de atuação com ações previstas para todo o ano: traz propostas para criação de mutirões de castração, criação de material educativo impresso e de web, de mídias sociais para discussão do assunto, entre outros.
De acordo com a nova proposta, o calendário e a mostra fotográfica terão um novo tema a cada edição. O tema escolhido para 2011 é “O envelhecimento saudável dos animais”: assim como os seres humanos, os animais precisam de muito carinho e paciência de seus donos durante essa fase da vida. A escolha do tema é resultado da observação de muitos casos de abandono de animais senis e o calendário propõe uma reflexão a respeito da forma como tratamos a vida.
Mais do que um ato de amor aos animais, o “Projeto Vira- Latas de Raça” apresenta um caráter social importantíssimo. Cerca de 500 milhões de cães vivem em situação de abandono no mundo. Em Londrina aproximadamente 30.000 animais estão nas ruas e se reproduzem de forma descontrolada, fator que agrava ainda mais o problema da superpopulação.
Além disso, a todo momento cães e gatos são abandonados e maltratados porque o homem ainda não aprendeu a cuidar deles. Milhões de animais são mortos a cada ano por falta de lares, ao mesmo tempo outros milhões são criados para venda em lojas. Assim, novas ninhadas são trazidas a um mundo que ainda mostra-se indiferente ao seu sofrimento, e por isso, os descarta.
Os abrigos estão sempre lotados. Não há gente o suficiente, nem dinheiro no mundo que poderá recolher e cuidar de tantos cães e gatos rejeitados por suas famílias. O projeto Vira-Latas de Raça não quer apenas chamar a atenção para o problema: o objetivo é a busca de soluções coerentes e fundamentadas na educação e no respeito.
Em 2010 o projeto contou com patrocínio da Brazilian Pet Foods, Imageria Comunicação, Midiograf, Teixeira Holzmann e Vencofarma, além do apoio do Atelier Bianca Pozzi, Depósito de Madeiras Luzitano, Ice Cola, Refriko e Londrina Convention & Visitors Bureau.
Sobre a II Mostra Fotográfica Vira Latas de Raça
De acordo com a nova proposta, o tema “O envelhecimento saudável dos animais”, foi repassado aos participantes que captaram imagens cotidianas que remetem ao aconchego e a segurança. Uma exposição de imagens repleta de carinho e chamegos.
A II Mostra Fotográfica Vira Latas de Raça contou com a participação dos fotógrafos Ana Ventura, Anna Theodora, Meire Todão, Juliana Gonçalves e William Martins, Natali Zarth, Paulo Yamaguti e Rei Santos.
Após o lançamento a mostra percorrerá, a partir de janeiro, espaços culturais de Londrina, viabilizando o acesso de diferentes públicos.
*Os calendários serão comercializados a R$ 15, 00 e estarão disponíveis na página do projeto na internet, pagina da SOS Vida Animal e em pontos de vendas de Londrina a partir do dia 20/12/2010.
Página do Projeto
Site SOS Vida Animal
Pontos de Venda
- Atelier Bianca Pozzi - Rua Santos, 905
- Livraria da Silvia – Ritz Street Shopping – Rua Belo Horizonte, 930
- Pet Capricho- Rua Tupi 565, Centro – Londrina PR